Home / Curiosidades / Cabra Anglo Nubiana: Curiosidades E Imagens

Cabra Anglo Nubiana: Curiosidades E Imagens

Como podemos ver há uma demarcação de raças de cabras que as distinguem entre si. E existem muitas dessas raças, a boer, a alpina e também a anglo nubiana. Mas não se sinta um passarinho fora do ninho se você não sabia disso. Muitos caprinocultores não sabem destas marcações de raças e justamente por isso muitas delas estão entrando em risco de extinção.

Essa situação acontece porque muitos criadores de cabras desconhecem as raças que estão criando, levando a um quadro de reprodução sem respeito a linhagem destes animais. Todavia hoje falaremos de uma cabra de raça, a cabra nubiana.

Alguém disse Cabra Anglo Nubiana?

Como já podemos perceber a cabra anglo nubiana é uma cabra de raça. Essa raça é originária da Inglaterra, resultado do cruzamento entre machos da raça nubiana com as nativas cabras inglesas presentes no seu país de origem.

Os animais nubianos são animais presentes na região do Rio Nilo, atualmente composto pelo Egito e pelo Sudão. A partir do cruzamento desta raça acreditou-se que ela poderia ser destinada a duas vertentes comerciais, tanto para a produção de carne quando para a produção de leite. Todavia por meio do melhoramento genético atualmente essa cabra é reconhecida por sua consistente capacidade de produção de leite. O seu leite entretanto apresenta um nível considerável de gorduras. A sua carne também apresenta níveis consideráveis de gordura. Mas ambos os produtos produzidos possuem um representativo mercado.

A cabra anglo nubiana é tão apreciada no mercado da caprinocultura que é considerada um animal capaz de desenvolver-se bem em duas frentes de mercado, tanto a produção de leite quanto de carne, desta forma, é um animal apreciado pelos criadores, tendo seu número em constante crescimento.

Cabra Anglo Nubiana E A Produção Leiteira

A cabra anglo nubiana é uma exímia produtora de leite. Não necessariamente pela quantidade produzida diariamente que se comparada a outras raças é menor, cerca de apenas dois litros. Entretanto, o seu período de lactação é um dos mais longos. A cabra anglo nubiana permanece em período de lactação por cerca de incríveis sete meses. O que garante ao produtor um bom retorno financeiro dada a grande produção leiteira. Vale destacar aqui que o leite de cabra é tão apreciado no mercado quanto o popular leite de vaca ou o renomado leite de búfalo, sendo atualmente considerado o terceiro leite mais consumido no mundo.

Cabra Anglo Nubiana Produzindo Leite
Cabra Anglo Nubiana Produzindo Leite

Esse alto consumo deve-se principalmente as características nutricionais deste alimento, bem como a sua capacidade de conversão nos mesmos produtos produzidos pelo leite de vaca ou de búfala. O leite de cabra pode ser utilizado para a produção de queijos, leite em pó, sorvete e doces em geral.

Um Animal Compacto

Assim poderíamos sintetizar a cabra anglo nubiana. Um animal compacto, de membros pequenos, principalmente a sua cabeça. Além dessas características apresenta os olhos brilhantes, grandes, que chamaria a atenção de qualquer um. O mais curioso nessa raça além dos seus característicos olhos sem dúvida é o fato de não apresentar chifres. Sim, a cabra anglo nubiana ao contrário de outras espécies não apresenta chifres. As suas orelhas são caídas, grandes e pesadas ao lado de praticamente toda a sua face, o que lhe compete um ar gracioso. Mas as orelhas caídas não são uma exclusividade da raça, na verdade é presente em várias espécies. Somente uma possui as orelhas em pé, que é a cabra alpina. Uma cabra de origem, como o seu nome sugere, nos Alpes.

Como muitos criadores acabam investindo na cabra anglo nubiana tanto para a produção de leite quanto para a produção de carne é comum a utilização dessa raça para melhoramento de outras tornando estes híbridos boas opções tanto para o mercado de carne quanto o mercado leiteiro. Entretanto como comentamos inicialmente essa mistura de raças distintas tem criados híbridos não reconhecidos como uma nova raça e colocando as espécies habitualmente cruzadas em risco de extinção. Mas as regras e outras informações sobre o cruzamento de animais de raças distintas daria um outro post, então vamos voltar ao que interessa.

A Cabra Anglo Nubiana E O Nosso País

A cabra anglo nubiana chegou ao nosso país por volta dos anos trinta e embora seja um animal de boa adaptabilidade teve dificuldades em regiões úmidas, tendo atualmente a sua predominância em regiões tropicais.

Apesar dessa dificuldade em adaptabilidade a regiões úmidas é vista praticamente em todo o país desde o estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, dentre outros estados da federação.

Homem Cuidando de Uma Cabra Anglo Nubiana
Homem Cuidando de Uma Cabra Anglo Nubiana

Apesar dessa grande diversificação onde é possível encontrá-la, o biotipo mais bem avaliado dessa raça está localizada no estado de São Paulo. Na região do nordeste entretanto está a maior concentração deste animal em número de cabeças. É também desta região a maior concentração de caprinocultores, o que pode justificar de maneira simplista o grande número de animais.

O que também pode justificar o grande número de cabras dessa raça é a sua reprodução que é considerada por alguns criadores como ponto forte deste animal, que é capaz de gerar filhos saudáveis e fortes.

Ainda sobre a sua chamada dupla aptidão a cabra anglo nubiana destinada ao abate atinge o peso ideal com cerca de noventa dias, mas a depender de como o caprinocultor cria os seus animais esse período pode ser antecipado para cerca de setenta dias.

Rebanho de Cabra Anglo Nubiana
Rebanho de Cabra Anglo Nubiana

E por falar em modos de criação essa raça tende a se dar bem nos três mais utilizados regimes de criação. São eles o extensivo, (onde a cabra obtém o seu alimento por meio do processo de pastagem) o semiextensivo ou semiconfinado (onde o animal passa parte do seu tempo em pastagem e posteriormente recebe uma complementação alimentar, por assim dizer, com ração e feno) e o confiando (processo de criação onde o animal não realiza o processo de pastagem e toda a sua alimentação é fornecida pelo criador que pode variar tanto em ração quanto em feno, por exemplo). A alimentação das cabras é fundamentalmente herbívora composta de folhagens, ervas rasteiras e gramíneas sendo um animal de alimentação facilitada para o caprinocultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *