Home / Curiosidades / Como Evitar Baratas No Quarto

Como Evitar Baratas No Quarto

Bom, possivelmente você deve ser uma pessoa que certamente não gosta de baratas. Afinal, ninguém gosta e algumas pessoas apresentam inclusive fobia a este animal, é o caso das pessoas com catsaridafobia. Pessoas estas que apresentam um excessivo e irracional medo de baratas.

Se você já assistiu aquele filme Wall-e possivelmente deve ter passado a olhar para este inseto com mais carinho, por assim dizer, mas com certeza não a quer em sua casa e te ajudaremos a evitar que elas apareçam sorrateiramente em seu quarto.

Mas engana-se quem pensa que é apenas uma questão de gostar ou não gostar, as baratas podem transmitir até trinta e oito doenças para nós seres humanos, mais um motivo para evitá-las ao máximo.

Você está equivocado se pensa que será fácil eliminar estes animais, isso porque a barata, e existem mais de quatro mil espécies deste animal, são as com maior capacidade adaptativa e justamente por isso habita o planeta a mais de trezentos milhões de anos.

Baratas Em Casa: Atenção Aos Quatro “As”

Para que você possa definitivamente dizer adeus as baratas e a outros insetos que podem ser bem incômodos além de perigosos é preciso que você leve os quatro “As” em consideração. Para que qualquer inseto entre em sua residência será necessário quatro fatores, acesso, abrigo, água e alimento. Neste primeiro tópico te ajudaremos a entender o que atrai este inseto para sua casa e consequentemente como evitá-las. Ao longo deste post você encontra dicas especiais para os quartos.

Dos Quatro “As” A Limpeza

Embora a limpeza não seja um direto motivo que nos leva a encontrar baratas em nossa casa, sem dúvida alguma é um motivo adjacente que contribui para que se estabeleça um panorama onde a barata e outros insetos tem os quatro “As” disponíveis.

O que principalmente atrai as baratas para a sua residência é o acesso a alimento. As baratas ou qualquer outro inseto não ficará muito tempo onde não encontra comida. Neste caso recomendamos piamente que você mantenha a casa sempre limpa. Nunca em hipótese alguma deixe restos de comida na pia junto a louça para lavar. Sempre que possível evite o acumulo de louça na pia, mesmo sem aparentemente alimento, pratos sujos podem atrair baratas pelos pequenos restos encontrados.

Mantenha a pia em ordem e o chão sempre limpo. Outra atitude que também pode contribuir é evitar panelas no fogão, assim como restos de comida nas louças para lavar atraem este inseto, as panelas no fogão também e você não vai querer comer algo que uma barata caminhou em cima, até porque há risco de contaminação por uma das trinta e oito doenças que as baratas podem transmitir a nós, que comentamos no início.

Evitar Baratas No Quarto
Evitar Baratas No Quarto

Limpeza e a eliminação das baratas em seu quarto: O quesito limpeza deve ser levado para além da cozinha e se estender também para o quarto. Mantenha os quartos sempre limpos e deixe que arejem por um período do dia. Uma dica concomitantemente importante é evitar deixar pratos, louças ou embalagens no quarto. Sempre que comer leve as sobras e embalagens plásticas para o seu devido lugar.

No caso da limpeza dos quartos ainda recomendamos que frequentemente você verifique os cantos dos móveis e armários, isso porque estes são um dos lugares preferidos da barata para depositar seus ovos.

Não guarde nenhum produto ou material sem verificá-lo minuciosamente, se essa atitude é negligenciada você pode levar para a casa ovos de barata, o que causará uma infestação desnecessária em sua casa.

Mantenha Os Buracos Tampados E As Baratas Longe

Lembra que falamos sobre os quatro “As”? Um deles é o acesso, qualquer fenda, rachadura ou buraco pode ser a porta de entrada deste e de outros indesejáveis insetos em sua casa. Essa dica vale tanto para a casa quanto especificamente para o quarto. Verifique sempre as fendas e buracos possíveis para o acesso deste inseto. Para os ralos mantenha os tampados e constantemente higienizados. Com acesso limitado naturalmente você verá a diminuição no aparecimento destes insetos. Você pode adotar ainda borrachas de vedação nas portas. O custo é atrativo e pode minimizar um grande problema para você e para a sua família.

Vazamentos E A Sua Contribuição

Olha aí os quatro “As” em cena de novo. Os vazamentos em casa contribuem para o fornecimento de água para estes e outros insetos e embora não pareça, a água é para a barata mais importante do que a comida. Isso acontece porque a barata é capaz de passar mais de um mês sem comer, mas sem acesso a água o seu tempo de vida é limitado. Evite vazamentos que podem contribuir para poças de água.

No caso do seu quarto evite novamente restos de alimento, copos de água ao lado da cama destampados. Caso venha a derramar água seque imediatamente o local para que a poça não fique instalada.

Características E Informações Adicionais

As principais características que levam a barata ao posto de praga sem dúvida é a sua excelente capacidade de adaptação bem como o seu alto poder de reprodução.

Para ter uma ideia temos a questão da comida, na qual a barata consegue sobreviver sem se alimentar por um período consideravelmente longo de tempo. Sem água a barata resiste um tempo menor mais ainda impressionante. A barata pode ficar até uma semana sem acesso a água.

Como Evitar Baratas No Quarto
Como Evitar Baratas No Quarto

A sua facilidade de locomoção e acesso também podem justificar a sua rápida proliferação. Além da sua alta capacidade de reprodução, as baratas podem acessar a sua casa, quarto ou qualquer outro lugar com uma fenda de passagem menor do que dois centímetros.

Mas acreditamos que a curiosidade mais aterrorizante é o fato que os ovos colocados pelas baratas apresentam a chamada ooteca, um tipo de cobertura que permite total proteção aos futuros nascidos. A ooteca é resiste até mesmo a ação de inseticidas, o que garante o sucesso na reprodução e consequentemente a perpetuação da espécie que já está a mais de trezentos milhões de anos em nosso planeta.

Se você não gosta de baratas e quer vê-las longe de casa a dica fundamental que deixamos é limpeza e a a realização de manutenções periódicas em canos, calhas e correlatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *