Home / Curiosidades / Curiosidades Interessantes Sobre os Animais

Curiosidades Interessantes Sobre os Animais

Estar em contanto com o Reino Animal desvendando todos seus mistérios é perceber que a vida e toda criação guardam segredos, senso de justiça e uma complexidade sem igual. A seguir elaboramos um conteúdo contendo algumas curiosidades a respeito destes seres incríveis, havendo inclusive algumas questões que todos já se perguntaram um dia e que por mais óbvias que parecessem, ninguém tinha uma resposta convincente por perto, confira.

Curiosidades Interessantes Sobre os Animais
Curiosidades Interessantes Sobre os Animais

Por que Baleias Encalhadas Morrem?

Essa ainda é uma pergunta que intriga a muitos, pois se ela é um mamífero e consegue respirar fora d’água, por que então morre ao ficar encalhada em alguma praia? A resposta é simples, elas não conseguem resistir ao calor e à pressão da superfície, pois além do superaquecimento, ela se desidrata, se sente sufocada e não consegue suportar o próprio peso. O fato de não conseguiram suportar o calor é explicado pela coloração da pele, que geralmente é escura e com uma camada interna de gordura de até 40 centímetros, exposta ao sol, este excesso de calor faz com que suas células comecem a perder líquido dando início a uma longa e debilitante desidratação.

Baleia Encalhada
Baleia Encalhada

Na água suas dezenas de tonelada não são um problema, mas a gravidade na terra faz com que elas não sejam capazes de suportar o próprio peso, começando a se sufocar, pois ele acaba comprimindo seus pulmões e fazendo com que o intervalo de respiração fique cada vez mais longo. Ela até inspira, mas o oxigênio não chega aos órgãos, que por sua vez vão entrando em falência, até que o organismo pare de funcionar. Esse é o longo e agonizante processo pelo qual uma baleia passa quando encalha e não é possível tirá-la dali. Quando os danos neste caso são irreversíveis, a medida a ser tomada é a eutanásia (sacrificar o animal).

Abelhas que Gostam do Choro Humano

Um estudo feito por pesquisadores tailandeses mostrou que existem três espécies de abelhas com um paladar no mínimo inusitado: elas gostam de lágrimas humanas. Quando essas pessoas se alimentaram de carne, achocolatado ou queijo, suas lágrimas se tornam mais apetitosas para essas abelhas, pois são também mais ricas em proteínas.

Abelhas
Abelhas

Sotaque dos Morcegos

Na verdade, uma linguagem própria, pelo menos é isso o que cientistas australianos concluíram. Eles analisaram 4 mil gravações de ondas sonoras emitidas por esses animais quando eles tentavam se comunicar e se localizar, isso foi o suficiente para permitir que eles chegassem a conclusão que dependendo da região onde vivem, esses animais desenvolvem seus próprios dialetos, emitindo sons com tonalidades e intensidade diferentes.

Morcegos
Morcegos

Como a Formiga Consegue Erguer Objetos Mais Pesados que Ela Mesma?

Essas proezas só são possíveis em animais de tamanho reduzido, pois em tais dimensões a massa do corpo chega a ser desprezível perto da força muscular. Essa situação já é bem diferente para elefantes, por exemplo, que precisam carregar um corpo proporcionalmente mais pesado e não conseguindo levantar o próprio peso, por sua vez. Há formigas como a saúva que são capazes de realizar verdadeiras proezas: percorrer 1 km por dia e levantar um valor de 14 vezes o de seu próprio peso. Para um humano, isso seria o mesmo que ir de São Paulo a Buenos Aires e erguer 1 tonelada, no mesmo dia. À medida que o corpo aumenta, o peso cresce mais do que a força muscular e, além disso, a formiga tem um corpo bem adaptado para o transporte de cargas, tendo um esqueleto extremamente leve e seis patas para distribuir o peso da carga.

As Tartarugas Capazes de Planejar o Próprio Nascimento

Segundo cientistas, as tartarugas da espécie Murray, que vivem na Austrália, são capazes de sincronizar a hora de seu nascimento para que todas possam sair dos ovos ao mesmo tempo. Essa provavelmente é uma técnica de defesa contra eventuais predadores.

Tartarugas
Tartarugas

Flamingos Sedutores

Cientistas espanhóis descobriram que a cor rosada dos flamingos deve-se à alimentação composta principalmente de crustáceos, que são avermelhados. Mas o mais intrigante é que na época do acasalamento, tanto fêmeas quanto machos usam de um truque para melhor o visual e parecer mais atraentes: eles cobrem as penas com um óleo vermelho que produzem perto da cauda, na glândula uropigial. Depois do acasalamento, eles começam a ficar com as penas mais desbotadas e deixam de se importar com a vaidade.

Flamingos
Flamingos

A Vaca que Produz Leite Materno

Criada na Universidade Agrícola da China, ela é uma versão geneticamente modificada da raça Holstein, popular no meio por produzir muito leite. Os cientistas chineses inseriram genes humanos no DNA dessa raça, fazendo com que elas começassem a produzir leite contendo enzimas bactericidas presentes no leite materno essenciais para o desenvolvimento do sistema imunológico dos bebês: a lactoferrina e a lisozima. Há a necessidade de aperfeiçoamento da técnica, pois 30% dessas vacas transgênicas criadas pelos pesquisadores morrem logo depois de seu nascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *