Home / Curiosidades / Curiosidades Sobre Os Ursos Pandas

Curiosidades Sobre Os Ursos Pandas

É difícil encontrar quem não conheça esse simpático ursozinho, o panda. É habitual nos depararmos vez ou outra com vídeos de pandas como graciosos animais desajeitados que são. De fato os pandas apresentam um comportamento um tanto quanto engraçado, não podemos negar.

Mas se você, assim como nós, simpatiza com este animal branco e preto hoje descobriremos juntos as mais incríveis curiosidades sobre os ursos pandas.

Ursos Pandas Curiosidades
Ursos Pandas Curiosidades

Mordidas São Uma Característica Dos Pandas

Você pode querer levar um urso panda para casa ao se deparar com um, mas como um conselho de amigo recomendamos que você não tente invadir a área de segurança. Embora sejam animais extremamente fofos, ao tentar acariciar um panda você provavelmente acabará levando uma mordida. E acredite, uma forte mordida.

Mesmo sendo considerados animais super fofinhos, os pandas não são assim tão afáveis quanto podem em um primeiro momento parecer.

Para se ter uma ideia a mordida do panda é forte o suficiente para quebrar as hastes de bambum.

Os Pandas São Animais Que Evoluíram

Como bem sabemos os animais acabam evoluindo ao longo do tempo. É basicamente o que Charles Darwin propôs com a teoria da Seleção Natural. O mais adaptado tem maiores chances de sobrevivência, desta forma, ao longo do tempo cada animal, de acordo com as necessidades de sua espécie, desenvolve características que o favoreçam. Podemos dizer que os pandas passaram por um processo de evolução natural.

Você acreditaria se disséssemos que os pandas são animais instintivamente carnívoros em sua natureza? Pois é, estes fofos animais são animais naturalmente carnívoros, mas com o passar do tempo e o seu processo adaptativo, a sua alimentação significativamente mudou. Os pandas, e isso ao longo do tempo, perceberam que a oferta de bambu não sofria grandes variáveis com a mudança das estações e a sua obtenção era muito menos trabalhosa do que correr atrás de uma presa.

Com essa adaptação os pandas agora passam mais de cinquenta por centro de suas vidas, que tem estimativa de cerca de vinte anos na natureza, recolhendo, armazenando e mastigando hastes de bambu.

Comportamento Sexual Duvidoso

O comportamento sexual dos pandas é um assunto bem curioso em relação a este animal, sobre isso reunimos curiosidades interessantes sobre o momento de reprodução.

O período de cio da fêmea costuma ser entre os meses de março a abril, podendo apresentar variável de até um mês, para mais ou para menos. Como comum no reino animal, os machos disputam entre si para determinarem quem será o reprodutor da fêmea, mas isso não é novidade alguma. O processo como os pandas se encontram sim é uma questão interessantíssima.

Panda
Panda

Os pandas são animais solitários na natureza, podendo se encontrar apenas para procriarem. Os machos e as fêmeas para se encontrarem utilizam o processo de vocalização. O problema é que cerca de duas semanas antes de efetivamente entrarem no cio, as fêmeas já não conseguem vocalizar com os machos. A partir de então temos ai um processo de busca pela parceira. Por onde costuma passar a panda fêmea no cio esfrega seus órgãos genitais na grama, marcando o local com uma secreção de odor característico e forte.

A partir disso a fêmea fica no alto de uma árvore a espera dos machos que disputarão para procriar com ela.

A disputa não costuma ser muito violenta mas os pandas podem partir literalmente para a porrada para obter o posto de reprodutor dominante daquela fêmea. Além de não muito violenta a disputa pela fêmea também não é muito longa. Logo que estabelecido quem será o macho reprodutor ali os outros deixam o local. A fêmea pode então descer da árvore e encontrar o panda vitorioso para que possam procriar.

Ursos Pandas Alimentação
Ursos Pandas Alimentação

Em cativeiro, onde o encontro tende a ser mais fácil entre machos e fêmeas pode acabar criando uma ideia de que o processo reprodutivo tende a ser mais facilitado e a perpetuação da espécie um objetivo de alcance linear. Mas como bem sabemos nem tudo é assim tão fácil, a fêmea pode rejeitar o macho vencedor da disputa e isso pode acontecer em cativeiro e também na natureza. Com esse desencontro amoroso com o parceiro a panda fêmea só se sentirá pronta para o acasalamento no próximo ano, como comentamos, nos meses de março e abril.

Podemos dizer com tudo isso que a vida sexual deste não tão fofo animal não é nada fácil. Mas como tudo que está ruim pode e vai piorar, para que o acasalamento obtenha sucesso e a gestação ocorra é preciso de fato muita sorte. Isso porque a ovulação acontece em um determinado dia em um determinado momento deste dia.

Ainda sobre a vida sexual destes ursinhos, um estudo realizado por pesquisadores observou um urso panda fazendo sexo quarenta e oito vezes em um curto período de tempo, onde cada transa durou cerca de três minutos. Um número muito  maior de vezes que nós humanos vamos transar ao longo de um ano inteiro.

O Menor Pênis Do Reino Animal

Os pandas apresentam um pênis tão pequeno que estão no posto de animal com o menor pênis do reino animal em proporção ao seu tamanho. Para se ter uma ideia para que macho e fêmea consigam procriar o coito é praticamente uma prova de malabarismo.

Uma característica extremamente fofa dos pandas é que logo após o ato sexual que como vimos não tem tendência a durar muito, a fêmea se deita sobre o macho e assim permanecem até simplesmente enjoarem acabarem voltando para a vida solitária que levam.

Panda Marrom – Nem Todo Panda É Preto E Branco

Se falássemos panda para você, certamente assim como muitos de nós imaginaria aquele simpático e desajeitado urso que lembra a coloração de uma zebra. As suas cores características são preto e branco. Mas você acreditaria se dissemos que há uma variável dessa típica coloração? Embora seja um tanto quanto raro existe de fato um panda que não apresenta ambas as cores, preto e branco. Esse panda possui a coloração de seus pelos em um tom de marrom com branco. Infelizmente são animais frequentemente vistos.

A diferença de coloração de seus pelos no decorrer dos tempos também é um fato curioso. Os pandas nascem cegos e praticamente pelados. Logo aparecem os pelos brancos e posteriormente as manchas pretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *