Home / Curiosidades / Orangotango Branco Existe, Sim Ou Não?

Orangotango Branco Existe, Sim Ou Não?

 

 

Caracteristicamente as três espécies de orangotangos existentes, a de Bornéu, a de Sumatra e a de Tapanuli são marrons, mais especificamente marrons avermelhados, se diversificando no máximo em alguns tons mais claros ou outros mais escuros, assim como os gorilas, por exemplo, são característicamente pretos.

Orangotango Branco: Um Caso A Parte

Mas uma mutação genética que também acontece com nós, seres humanos, pode acometer tanto os orangotangos quanto os gorilas, ou até mesmo outros animais e deixá-los característicamente brancos. Citei estes dois primatas pois são os registrados dentre os primatas que foram atingidos por tal mutação genética. Dentre os outros animais que há o mesmo registro, estão o leão, o elefante, os coalas e até animais menos imagináveis de tal situação, como o golfinho, espécies de aves como o morcego, o beija flor, o pavão e até mesmo o lagarto. E aí? Já adivinhou de qual mutação genética estamos falando? Se você imaginou o albinismo, você acertou!

Orangotango Albino
Orangotango Albino

A Alba E O Floco De Neve

E tal nome lembra muito a nomeação da Alba, uma orangotango de Bornéu fêmea albina, condição que leva o indivíduo a possuir menos melanina na pele ou no pelo e consequentemente se aproximar da cor branca e assim ela é. O seu nome Alba foi escolhido por uma campanha de sugestão de nome para uma orangotango de Bornéu albina lançada no mundo todo, criada pela fundação que a resgatou, nomeação que não podendo ser mais representativa, em latim significa branca e em castelhano amanhecer. E podemos comparar o significado amanhecer a sua história de vida, pois a Alba foi acolhida por tal fundação que visa preservar a espécie ameaçada de extinção após ser resgatada de uma criação em cativeiro, mais especificamente em uma jaula. Quando foi resgatada a Alba tinha somente cinco anos e ganhou cerca de cinco quilos que já a deixou mais saudável em pouco tempo. Com histórias de tantos resgates e recuperações, a fundação e nem o mundo tinha tido um registro antes de uma orangotango de Bornéu branca. Mas o mesmo aconteceu com o Floco de Neve, um gorila como citado, que como ela, são os primatas registrados com a condição de albinismo.

Um nome simples que representa muito bem a sua característica de pele e pelos brancos. Fora os casos de albinismo, temos os macacos que naturalmente são brancos, mas que como já apresentado, estão longe de serem os orangotangos, eles geralmente são bem menores, como é o caso do sagui branco.

A condição genética que diminui a quantidade de melanina na pele ou no pelo, responsável justamente pelas cores dos mesmos, ou seja muito próxima ao branco, é rara tanto na nossa espécie quanto nos outros animais.

Alba Orangotango Albino
Alba Orangotango Albino

A Importância Das Fundações Na Preservação do Orangotango

A fundação que resgatou e recuperou a saúde física e emocional da Alba é uma das que têm o importante papel de preservar a espécie. Ela fica em Bornéu, mesmo nome da espécie e mesmo habitat da mesma, uma ilha presente na Indonésia, na Ásia.

A espécie Bornéu, apesar de estar em risco de extinção, é a que se encontra em estado menos crítico atualmente. Dona deste posto é a espécie Tapanuli, descoberta recentemente, especificamente há dois anos atrás, em dois mil e dezessete, após duas décadas de estudos genéticos e morfológicos. Entre as duas espécies está a de Sumatra, que em comum com a última, têm o mesmo habitat, a ilha de Sumatra, mas não a mesma floresta tropical, são populações localizadas em regiões distintas.

Para te aproximarmos mais da realidade, há somente cerca de oitocentos indivíduos de orangotangos de Tapanuli sobreviventes na natureza. Mas a preservação da sua espécie está mais arriscada atualmente, pois há uma construção de uma barragem e de uma hidrelétrica financiada pela China na mesma região em que habita e em contrapartida não há nenhuma fundação com o fim de preservar a sua espécie.

Orangotango Branco
Orangotango Branco

A Sua Peculiar Forma De Vida

Como o imaginado por habitarem florestas, são animais arborícolas, o maior entre eles.

É nas alturas das árvores que passam a maior parte do tempo do seu hábito diurno, descansando ou durante a noite, quando se recolhem para dormir.

Mas eles não só ficam pendurados pelos seus braços ou de ponta cabeça em galhos, escalando troncos ou pulando de uma árvore para outra. Apesar de toda a sua habilidade junto a adaptação do seu corpo, com seus braços fortes, mãos e pés firmes, também necessitam de conforto e este é conseguido através de construções de ninhos. Assim como as aves, constroem ninhos com materiais retirados das próprias árvores, como galhos, cascas e folhas, mas uma peculiaridade é que são muito maiores e mais pesados que os pássaros, por exemplo, por este motivo precisam de muita engenhosidade.

Também é nas alturas das árvores que se protegem e no caso das mães, os seus filhotes também de seus predadores, que são os cães selvagens, os leopardos, os lagartos e especialmente os tigres.

Fêmea de Orangotango Albino
Fêmea de Orangotango Albino

São animais onívoros mas também podem ser considerados vegetarianos pela base da sua alimentação ser vegetais como frutos, sementes e folhas, além de pequenos invertebrados e olha mais uma vez as árvores aqui como protagonistas da sua sobrevivência. É exatamente este o principal motivo da sua classificação e estado na natureza atual, o desmatamento para construções, plantações, além da caça ilegal para criação ou comercialização.

Uma tática cruel usada pelos caçadores é matar as mães para conseguirem capturar seus filhotes mais facilmente. Não a toa a maior população encontradas nestas fundações que têm o objetivo de conservar a sua espécie, é de filhotes resgatados de caças ilegais ou órfãos de suas mães, seja pela caça, pela predação ou vítima de morte natural.

Nestas fundações os tutores acabam fazendo o papel de mães destes filhotes, já que até cerca dos oito anos de idade são totalmente dependentes e aprendem a sobreviver sozinhos através de observação e repetição dos comportamentos e hábitos da sua mãe.

É este o mesmo tempo de intervalo de uma reprodução para outra, que geralmente da a luz a somente um filhote, muito raramente dois. Contando que os orangotangos tem expectativa de vida de quarenta a sessenta anos e reproduz em média somente sete vezes, este acaba sendo mais um contribuinte para a ameaça de extinção.

Orangotango Albino

Animais Albinos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *