Home / Informações / Comprar Filhotes de Animais

Comprar Filhotes de Animais

A máxima que afirma que o cão é o melhor amigo do homem pode estar com os dias contados. Não que nela esteja contida uma falsa afirmação, mas é que na verdade qualquer animal pode se transformar num companheiro leal e que traga muitas alegrias para o seu dono. Muitos estudos já afirmam o benefício que esses pequenos (ou grande) seres podem trazer para a vida de um ser humano, principalmente quando se trata de crianças, idosos e pessoas portadoras de alguma deficiência.

Filhotes de Animais
Filhotes de Animais

Mas os benefícios não atingem somente esse restrito grupo, cuidar de um animalzinho pode aliviar o stress e diminui a ansiedade. Não se surpreenda, então, se seu filho lhe pedir um bichinho em seu próximo aniversário, aliás, é bom que esta iniciativa parta dos pais, já que pediatras e especialistas na área já afirmaram que crianças que têm contato com bichos desenvolvem melhor e mais facilmente a coordenação motora fina e se tornam cada vez mais capazes de demonstrar reações afetivas.

Tornando Pessoas Especiais ainda mais Especiais

Já para os idosos, ter um animal significa dar continuidade à sua vida ativa, já que para cuidar de um animal é preciso depreender tempo e certo esforço diário. Com isso, o idoso pode investir em seu animal de estimação os mesmo cuidados que investiam em seus filhos quando pequenos, assim a sensação de ser útil na vida de alguém nunca irá desaparecer. Além dos benefícios já citados, o cuidado com o animal pode estimular os sentidos sensoriais, despertar o riso espontâneo, podendo até diminuir o uso de analgésicos e outros remédios. Quanto aos portadores de deficiência, seja física ou mental, para esse público já existe até mesmo clínicas especializadas em terapias usando animais para praticar a autonomia, desenvolver a autoestima, melhorar a coordenação motora, desenvolver exercícios fonoaudiológicos, controlar a pressão arterial, aumentar a tolerância a bactérias e facilitar o contato do profissional terapeuta com o paciente e envolver o paciente em seu ambiente social. É claro que para esses tratamentos sempre nos vem à mente a espécie canina. Aliás, o número de aquisição ou adoção de cãezinhos continua a superar o número de outros bichinhos como os gatos, peixes, pássaros, tartarugas, coelhos, entre outros milhares.

A Questão dos Cães

O fato é que os cães realmente são mais engraçados, dóceis e interagem mais com o seu dono, ao contrário de certos outros animais, mas o problema aparece quando se mora em apartamentos, condomínios ou casa sem quintal – situações que podem gerar transtornos desnecessários. Existem muitos locais para se adquirir animais para os fins citados acima, são lojas veterinárias, sites, abrigos para adoção ou vizinhos e amigos donos de animais que querem se desfazer de suas crias, mas é importante, antes de levar para a casa, encaminhar o bichinho para um profissional analisar as condições de saúde, dar as vacinas necessárias e remédios para verme. Caso você ainda esteja com dúvidas, observe a lista que preparamos sobre a aquisição de alguns dos três filhotes mais procurados depois dos cães.

Filhote de Coelho 

É perfeito para quem mora em apartamentos ou que precisa manter o animal dentro de casa, afinal os coelhos são dóceis e não exalam mal cheiro pela casa e nem é barulhento, mas antes de fazer a aquisição, repare e analise cada raça para ver qual se encaixa no perfil da família a que se destina. Sua alimentação é feita exclusivamente com ração específica para a espécie e vegetais (beterraba, couve-flor, chicória e a cenoura é claro – mas essa não deve ser consumida diariamente, pois provoca a obesidade nos animais). Para as crianças é até divertido ter um coelho, afinal este bicho vive se escondendo, isso as força ter que ir atrás para procurá-lo. Porém elas podem ficar decepcionadas ao descobrir que não pode dar banho nesses animais, pois podem desenvolver algum tipo de fungo.

Filhote de Pássaro 

Antes de adquirir um desses animais deve-se verificar a procedência e saber se está na lista do IBAMA de pássaros permitidos para comercialização e criação em cativeiro, caso contrário pode lhe render uma pequena dor de cabeça. A ave “do momento” é a calopsita. São pássaros “selvagens”, mas que são facilmente amansados, assim se tornam bichos de estimação dóceis e adoram receber carinho, mesmo que aparentem ser assustadas e costumem dar bicadas, essas duas características são traços próprios. Outra vantagem é que uma calopsita pode tanto ser criada dentro de gaiolas, como conviver com seus donos livres pelo chão da casa, já que ela facilmente se confunde com seres humanos ou confundo os seres humanos com aves grandes. Antes de efetuar a compra, tente atrair a ave para você. Caso ela se afaste, significa que ela não foi amansada. Não efetue a compra mesmo que o vendedor argumente que o animal está arredio, pois não de adaptou a você. A calopsita amansada não apresenta este tipo de comportamento.

Filhote de Tartaruga 

Existem várias espécies de tartarugas disponíveis no mercado, mas assim como os pássaros, deve ser verificado se é possível a sua criação em cativeiro e é necessária a emissão de uma autorização do IBAMA. Antes de adquirir, é necessário decidir se deseja uma espécie de água ou de terra, afinal cada uma delas deve ser dedicado um tipo de tratamento diferenciado: para a de terra (como a Jabuti) é necessário aquisição de um terrário e a de água (como a Tigre D’água) necessita de um aquário onde também deve ter uma parte seca.

Filhote de Tartaruga 
Filhote de Tartaruga
  • Jabuti: Chega a medir 50 cm, e é alimentado por folhas, fungos e cupins.
  • Tigre D’água: Tem a metade do tamanho do Jabuti, porém necessita de cuidados mais especiais como a confecção de um aquário composto por uma parte com água e uma rampa de acesso à parte seca e proceder a troca de água a cada dois dias. É alimentada por plantas e por carnes.

Ambas as espécies devem ser bem observadas, principalmente se fizer parte do habitat de crianças e idosos, já que desenvolvem facilmente o fungo transmissor da salmonela (o mesmo encontrado em ovos de galinha). Por isso, após o contato com o bicho é importante lavar bem as mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *