Home / Informações / Doenças Transmitidas por Animais

Doenças Transmitidas por Animais

Zoonoses

Uma zoonose (doença zoonótica ou zoonoses -plural) é uma doença infecciosa que é transmitida entre espécies de animais para humanos (ou de humanos para animais).

Meios que podem espalhar doenças de animais para humanos

As doenças zoonóticas podem se espalhar de várias maneiras, tais como:

  • trabalhando de perto com o gado;
  • contato com animais de estimação, animais expostos ou animais selvagens;
  • contato com solo ou água contaminada por animais;
  • consumo de produtos lácteos não pasteurizados.

Prevenindo a propagação da doença para os seres humanos

Precauções

Qualquer pessoa que trabalhe ou manuseie animais deve tomar precauções para minimizar o risco de infecção. Como as diferentes doenças zoonóticas se comportam de maneira diferente, evitar infecções específicas requer uma abordagem individual. Algumas práticas diretas podem fornecer um alto nível de proteção geral.

Doenças Transmitidas por Animais
Doenças Transmitidas por Animais

Precauções incluem:

  • Boa higiene pessoal: Lave as mãos depois de manusear os animais e antes de preparar ou comer alimentos ou fumar cigarros.
  • Preparação de alimentos higiênicos: As doenças transmitidas por alimentos podem ser evitadas em grande parte por meio do processamento correto e da preparação de alimentos higiênicos.
  • Vacinação para as pessoas: As vacinas estão disponíveis para algumas zoonoses e devem ser usadas.
  • Proteção pessoal: Luvas, botas e aventais ou macacões devem ser usados ​​ao manusear animais. Cubra os cortes e riscos com rebocos à prova de água. Para algumas doenças que podem ser fatais para as pessoas, p. Vírus Hendra, roupa protetora completa é essencial, incluindo proteção respiratória.
  • Manter a saúde animal: Os donos de animais de estimação devem certificar-se de que seus animais são saudáveis ​​e regularmente vermifugados; veterinários privados podem fornecer conselhos sobre tratamentos.
  • Cuidados durante a gravidez: Para reduzir o risco de toxoplasmose, as mulheres grávidas não devem esvaziar caixas de areia para gatos e nem manusear ovelhas grávidas.
  • Cuidados quando imunossuprimidos: As pessoas com imunidade reduzida devido a doença ou tratamentos médicos devem evitar toda a exposição a doenças zoonóticas.
  • Animais suspeitos e vadios: Animais que pareçam doentes, ou portem infecções de pele, não devem ser manuseados sem tomar precauções.
  • Controle de animais praga: Animais como ratos ou porcos monteiros podem carregar doenças zoonóticas e programas de controle reduzirão a probabilidade de transmissão para as pessoas.

Doenças transmitidas por animais a humanos

São muitas as doenças que podem ser transmitidas dos animais aos humanos, porém separamos a lista abaixo com as doenças mais notadas:

Raiva

  • Raiva: A raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso dos mamíferos. É causada por um vírus e normalmente é transmitida por um animal infectado mordendo outro animal ou pessoa. A raiva é uma doença fatal; não pode ser tratada uma vez que os sintomas apareçam. Felizmente, a raiva pode ser efetivamente evitada pela vacinação.

Salmonella

  • Répteis e anfíbios: Salmonella. Alguns répteis e anfíbios podem ser criados como animais domésticos, mas também podem ser uma fonte de doença. Répteis (por exemplo, iguanas, tartarugas, cobras) e anfíbios (por exemplo, rãs e sapos) carregam Salmonella. Filhotes de galinha e de patos: Salmonella. Esses filhotes bonitinhos e patinhos podem ser uma grande atração para as crianças, mas eles também podem ser uma fonte de doença, por isso é importante para aqueles que lidam com eles para tomar medidas para prevenir a infecção.

Psitacose

  • Psitacose (Chlamydophila psittaci, Chlamydia psittaci): A infecção por Chlamydophila psittaci (anteriormente conhecida como Chlamydia psittaci) é causa de doença sistêmica em aves de companhia (aves mantidas por humanos como animais de estimação) e aves domésticas. Esta doença é frequentemente referida como clamidiose aviária (também conhecida como psitacose, ornitose e febre do papagaio) em aves.

Blastomicose

  • Blastomicose (Blastomyces dermatitidis): A blastomicose é uma infecção fúngica rara, geralmente adquirida pela inalação dos esporos de um fungo (Blastomyces dermatitidis) que pode ser encontrado na madeira e no solo.

Toxoplasmose

  • Toxoplasmose: A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii. Este parasita é encontrado em todos os lugares em nosso ambiente e muitas pessoas o carregam em seus corpos, mas podem não saber porque não têm sintomas. Mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico debilitado são mais propensas a ter doenças sérias devido à toxoplasmose. As mulheres grávidas podem transmitir a infecção para o feto se forem infectadas pela primeira vez durante ou imediatamente antes da gravidez.

Antraz

  • Antraz: O antraz é causado por uma bactéria formadora de esporos e ocorre mais comumente em mamíferos herbívoros selvagens e domésticos. As pessoas podem ser infectadas com antraz, manipulando produtos de animais infectados ou inalando esporos de antraz de produtos animais infectados, como lã, pele, couro ou cabelo. Casos raros de antraz por inalação, cutâneo (pele) e gastrointestinal foram ligados a tambores de couro de animais importados e contaminados. O antraz gastrointestinal pode ocorrer após a ingestão de carne mal cozida de animais infectados. O antraz também pode ser usado como arma. Isso ocorreu nos Estados Unidos em 2001, quando cartas contendo esporos de antraz foram enviadas pelo sistema postal.

Giardíase

  • Giardíase: Giardia são minúsculos parasitas que podem infectar o intestino de pessoas e muitos tipos de animais. As pessoas são infectadas através do contato com uma pessoa infectada, animal, ou ingerindo comida ou água contaminada por fezes. Uma pessoa pode não ter sinais de doença, ou pode haver sintomas leves a graves, incluindo diarréia, cólicas estomacais, gases, febre, náusea, vômito e dor de cabeça. Os parasitas Giardia foram encontrados em cães, gatos, ruminantes como cabras e vacas e animais selvagens. Os castores podem ser uma fonte de contaminação do lago ou da água corrente.

Hantavírus

  • Hantavírus: A síndrome pulmonar por hantavírus é uma doença respiratória grave causada pela inalação de poeira que foi contaminada com excrementos de camundongos, urina ou saliva. A doença começa com sintomas semelhantes aos da gripe, mas à medida que piora, a falta de ar é causada por pulmões cheios de líquido. Cerca de um terço de todos os casos de síndrome pulmonar por hantavírus são fatais. Evite mexer ninhos de roedores, excrementos ou outros materiais contaminados com roedores no ar. Siga as medidas de controle de roedores para manter os roedores longe de nossas áreas de vida, aprisionando-os e limpando adequadamente os roedores para ajudar a prevenir a síndrome pulmonar por hantavírus.

Leptospirose

  • Leptospirose: A leptospirose é uma doença bacteriana que infecta humanos e uma grande variedade de animais. Ocorre em todo o mundo, mas é mais comum em áreas temperadas e tropicais do mundo. Algumas pessoas infectadas com leptospirose não terão sintomas, e algumas pessoas ficarão gravemente doentes. Alguns animais selvagens e domésticos, como gado, porcos, cães, guaxinins e roedores, carregam as bactérias e as passam na urina. As pessoas ficam doentes após contato direto com urina ou tecidos de animais infectados, ou exposição a solo contaminado, comida ou água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *