Home / Informações / Escaravelho é Perigoso? Entra na Pele?

Escaravelho é Perigoso? Entra na Pele?

O que são escaravelhos?

Os escaravelhos são insetos de formato oval e corpulentos e alguns possuem cores metálicas brilhantes. Estes besouros variam em comprimento de 1,5 milímetros a 160 milímetros e podem pesar até 100 gramas. Escaravelhos são caracterizados por suas antenas distintas, compostas de placas que são conhecidas como lamelas. Estas lamelas podem ser ventiladas ou comprimidas para detectar odores diferentes. A maioria destes besouros é encontrada nas cores marrom ou preta. Os escaravelhos tropicais exibem cores brilhantes e padrões diferentes e algumas das espécies têm um brilho não natural, assim como o de um metal e algumas espécies também são iridescentes. Os escaravelhos incluem os maiores insetos do mundo, em termos de pura massa e eram reverenciados no antigo Egito como símbolos da ressurreição. A seguir vamos conhecer melhor a classificação científica deste robusto inseto.

Escaravelho
Escaravelho

Classificação Científica

  • Reino – Animalia
  • Filo – Arthropoda
  • Classe – Insecta
  • Ordem – Coleópteros
  • Família – Scarabaeidae

O que o escaravelho come?

A maioria dos escaravelhos se alimenta de matéria em decomposição, como esterco, fungo ou carniça. Isso os torna valiosos em seus ambientes, pois são um pouco como a equipe de limpeza ou os caminhões de lixo do reino animal. Outros escaravelhos visitam plantas, alimentando-se de pólen ou seiva, o que os tornam polinizadores importantes. Enquanto larvas se alimentam de raízes de plantas, carniça ou esterco, dependendo do tipo de escaravelho.

Escaravelhos são insetos onívoros e os padrões de dieta variam de uma espécie para outra. A maioria dos besouros do escaravelho gosta de limpar e reciclar carniça, esterco ou materiais em decomposição de plantas. Por outro lado, os besouros japoneses devastam as plantações e são pragas agrícolas. Alguns desses besouros também comem frutas, insetos e fungos. Existem algumas variedades desses besouros que vivem do lodo deixado pelos caracóis. Escaravelhos consomem o estrume de todos os animais que pastam. O escaravelho faz bolas de esterco e as transporta para grandes distâncias usando suas patas traseiras. Estas bolas de esterco perfeitamente esféricas são enterradas em um lugar e as fêmeas colocam seus ovos nela. As larvas crescem nestas bolas para se tornarem um escaravelho jovem alimentando-se dos resíduos.

O escaravelho entra na pele?

No Egito antigo, os escaravelhos poderiam permanecer vivos por anos comendo carne, e quando jogados em um sarcófago ou outro espaço fechado com um humano, comeriam a sua carne e rasgariam a pele, tunelamento até chegar ao cérebro, causando dor excruciante para sua vítima, levando assim à sua morte.

Você acreditou?!?!?!? Isso é tudo ficção! Pelo item anterior, vimos que o escaravelho se alimenta de carniça ou de matéria em decomposição, portanto, se você está pensando em algo como uma cena do filme “A Múmia”, então fique tranquilo, pois tudo aquilo é coisa de filme!

Escaravelho a Mumia
Escaravelho a Mumia

Este sujeitinho seria muito lento para fazer um ataque a um humano como a do filme, mesmo que estivesse acompanhado por muitos de seus amigos! Apesar também da sua forma robusta e um tamanho grande para um besouro, ainda assim ele teria sérios problemas para atravessar a pele humana.

Mas, vale ressaltar que uma mordida de um escaravelho também não será nada agradável, pois ele possui uma mordida que é forte o bastante para ser sentida, mas não o suficiente para fazer um buraco em sua pele e entrar por ela e comer todas as suas entranhas!

Os escaravelhos e a mitologia

Os escaravelhos eram reverenciados como sagrados no Egito Antigo. Para eles, esses besouros eram os símbolos da esperança e restauração da vida. Eles fizeram parte de muitos rituais egípcios, de símbolos e decorações egípcias antigas.

Os antigos egípcios usavam diferentes desenhos do escaravelho de diferentes maneiras e criaram selos na forma desses besouros para carimbar diferentes documentos. Os artesãos usavam o mesmo antigo desenho de Escaravelho dos egípcios para as jóias e usavam pedras preciosas egípcias antigas nesses desenhos também. Este mesmo desenho também foi usado como amuleto de sorte para manter o mal afastado e também foram dados como presentes. Além disso, os antigos amuletos egípcios de escaravelhos também foram colocados nos corações dos mortos que foram mumificados.

Os escaravelhos e a mitologia
Os escaravelhos e a mitologia

Cores ricas eram usadas para os antigos amuletos egípcios e essas cores definiam significados diferentes. A cor vermelha simbolizava Rá (Deus Sol egípcio) e azul foram usados para o rio Nilo. A cor verde foi usada para representar o crescimento e algumas sugestões de amarelo simbolizavam o sol e o deserto. Acreditava-se que Khepri (divindade egípcia) empurra o sol no céu e semelhante a isso, um escaravelho também empurra sua bola de esterco. Em uma variedade de artefatos, esses besouros foram representados para empurrar ao longo do sol no céu. Além disso, no julgamento final, esses amuletos foram feitos para serem pesados contra a pena da verdade. Esses escaravelhos sagrados foram inscritos com vários feitiços do Livro dos Mortos.

Curiosidades sobre o escaravelho

Vamos agora conhecer alguns fatos curiosos sobre o escaravelho:

  • A Austrália importa escaravelhos com o propósito de limpar o estrume de diferentes fazendas de gado.
  • Os antigos egípcios esculpiram o corpo desses besouros e usaram-no como selos para vários fins de documentação e ornamentação.
  • O besouro de junho se alimenta à noite e é atraído pela luz, e é por isso que eles costumam ser vistos em noites quentes no início do verão.
  • As jóias do rei Tut foram feitas com reverência aos escaravelhos sagrados.
  • Existem cerca de 8.000 espécies de besouros conhecidos e vivem em todo o mundo, exceto por algumas ilhas e regiões polares frias.
Curiosidades sobre o escaravelho
Curiosidades sobre o escaravelho
  • Eles possuem força excepcional e capacidade para carregar um peso até 250 vezes mais pesada que a própria massa em apenas uma noite.
  • O escaravelho era considerado uma encarnação de Khepri, o deus do sol e era adorado pelos antigos egípcios.
  • Escaravelhos vivem em muitos habitats, incluindo deserto, campos e savanas, fazendas e florestas nativas e plantadas.
  • Os escaravelhos são besouros, porém, são suas antenas lameladas que fazem deles diferentes dos demais tipos de besouros existentes.
  • Alguns escaravelhos comedores de plantas são venenosos para frangos e outras aves que os comem.
  • Na Roma antiga, anéis eram feitos de escaravelhos e eram considerados símbolos militares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *