Home / Informações / Fotos de Animais Selvagens e Domésticos

Fotos de Animais Selvagens e Domésticos

Em toda a extensão do território brasileiro está espalhada uma quantidade enorme de animais de variadas espécies. A esse conjunto de animais chamamos de fauna. Assim como acontece com os tipos de vegetação, acontece também com os animais, ou seja, cada um deles se adapta a um determinado local. Existem animais se adaptam melhor à região amazônica, outros às regiões de várzea, outros à caatinga e assim por diante.

Levando em consideração a variedade de ambientes que temos em nosso país, devido a sua localização geográfica e sua extensão, sabemos que existe uma variedade muito rica de animais também, composta por mamíferos, répteis, peixes, anfíbios e pássaros. Veja abaixo as espécies mais comuns de cada deles:

Mamíferos

Onça Pintada

É carnívora e se alimenta de sua caça, optando sempre por mamíferos de tamanhos inferiores a ela e, às vezes, consome peixe, também caçado por ela mesma. Chega a medir 1,8 m e pode gerar de até 4 filhotes por ano.

Onça Pintada
Onça Pintada

Anta

Tem o corpo semelhante ao do porco, com uma pequena tromba e uma característica peculiar: nas patas traseiras apresenta 3 dedos enquanto as dianteiras apresentam 4 dedos. Por ter habilidades na natação, as antas preferem viver perto de rios e se alimentam de folhas, caules, cascas de árvores e algumas plantas aquáticas.

Anta
Anta

Lobo Guará

São velozes e ágeis, devido ao comprimento de suas pernas. Também é um animal dado à caça e se alimentas delas, sendo suas presas preferidas os animais de pequeno porte, mas também se alimenta de frutas e alguns vegetais. Ao contrário de outras espécies de lobo, o guará não vive em bandos. No Brasil ele pode ser encontrado na Serra da Bocaina, Chapada dos Veadeiros, Serra do Cipó, Ilha Grande e alguns parques ecológicos que apresentam as mesma condições dos lugares aqui citados.

Lobo Guará
Lobo Guará

Veado

Não é um animal exclusivo da fauna brasileira, já que sua variedade é tão grande, cada uma delas se adaptou em uma região diferente. Aqui podemos encontrar espécies de Cervo do pantanal, Veado campeiro, Veado galheiro, Veado catingueiro, Veado manteiro, Veado bororó do sul, Bororó de São Paulo, Veado Roxo.

Veado
Veado

Capivara

Costuma ser geralmente confundida com a anta, por costumarem viver também em margens de rios. A capivara é considerada o maior roedor chegando a atingir 1,2 m , mas alimenta-se exclusivamente de ervas e outros tipos de vegetação.

Capivara
Capivara

Lontra

Pode ser encontrada em todo o território brasileiro onde se encontra abundância de rios, pois é um animal de hábitos aquáticos podendo chegar a ficar 8 minutos embaixo da água, de onde ela tira suas caças. A lontra também se alimenta de aves e outros mamíferos.

Lontra
Lontra

Tatu

Caracterizado pela estrutura rígida que envolve seu corpo e por se alimentar de insetos, sendo assim um importante agente controlados da população de desses animais no ambiente em que vivem e é muito encontrado em savanas e ainda no cerrado.

Tatu
Tatu

Répteis

Jacaré

Estão presentes na fauna brasileira, aproximadamente 23 espécies deste animal, mas os mais comuns são os jacarés do papo amarelo, jacaré do pantanal, jacaré açu, jacaré anão e jacaré coroa. Todos eles também são encontrados em outros países da América do sul, mas encontram-se em extinção devido à caça de seu couro e a poluição dos ambientes aquáticos.

Jacaré
Jacaré

Tartaruga

No território brasileiro encontramos tanto tartarugas marinhas quanto as terrestres. As marinhas se alimentam de crustáceos, peixes e algas, mas somente a Tartaruga Gigante apresenta a peculiaridade de se alimentar de moluscos.

Tartaruga
Tartaruga

Cobra Jiboia

Um réptil de grande porte (chega a medir 2 m e 40 kg) e apresenta uma dieta carnívora, se alimentando de animais de pequeno porte. Trata-se de uma cobra não peçonhenta e muito lenta, encontrada na floresta amazônica, em mangues, na caatinga, no cerrado e nas restingas.

Cobra Jiboia
Cobra Jiboia

Cobra Cascavel

Caracterizada pelo barulho de seu guizo, a cascavel é uma das cobras mais temidas pelo ser humano, pois quando percebe a presença humana ele se sente coagida e ataca.

Cobra Cascavel
Cobra Cascavel

Cobra Coral

Encanta pela sua beleza colorida (apresenta até  3 cores num mesmo animal) e se alimenta de ratos, aves e ovos de outros animais, engolindo-os inteiros. É um animal peçonhento e seu veneno pode levar à morte, contudo ela só ataca quando se sente ameaçada.

Cobra Coral
Cobra Coral

Peixes

Pirarucu

Este é um peixe que já virou lenda na Amazônia e faz parte do cardápio daquela região e está presente na culinária típica por apresentar um gosto suave. O sonho de qualquer pescador é pescar um peixe deste porte, já que ele chega a medir até 2 m.

Pirarucu
Pirarucu

Pintado

Sua característica marcante é a presença de um couro no lugar das escamas e seu nome se dá pela presença de pintas na região dorsal. Ele é comumente encontrado na região da bacia de São Francisco e se alimenta de outros peixes de menor porte.

Pintado
Pintado

Dourado

É peixe de água doce e se alimenta, também, de outros peixes. Pode ser encontrado na bacia do Prata, sendo considerado o maior peixe de escamas daquele habitat. Este peixe tem a habilidade de pular até um metro de altura pra fora da água, o que facilita sua subida no rio para a desova.

Dourado Peixe
Dourado Peixe

Piranha

São peixes de água doce e carnívoros, e já foi tema até de filmes de terror, por possuir uma personalidade muito agressiva e por apresentar uma mordida forte, devido à resistência de sua mandíbula e sua agilidade.

Piranha
Piranha

Anfíbios

Geralmente são confundidos entre si, porém uma das poucas entre eles é a ausência  da cauda e se diferem muito quanto ao habitat: Os sapos vivem em terra firme, as pererecas vivem em árvores e outros lugares mais altos, enquanto a rã prefere a viva próxima a lagoas.

Anfíbios
Anfíbios

Pássaros

Papagaio

Chega a viver até 100 anos e são monogâmicos. Ao contrário do que muitos pensam, os papagaios não têm a habilidade falar, mas sim de imitar sons.

Papagaio
Papagaio

Arara

Virou estrela no filme Rio, é um animal que está  em extinção, sendo um dos animais mais procurados por traficantes.

Arara
Arara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *