Home / Informações / Mundo dos Animais: Aves, Insetos, Mamíferos, Peixes e Répteis

Mundo dos Animais: Aves, Insetos, Mamíferos, Peixes e Répteis

O Mundo dos Animais reúne diversas espécies, segundo biólogos são cerca de 1.300.000 identificadas até hoje, sendo que dentro de cada espécie ainda existe a variação de sexo e raças. O reino animal é subdivido em duas partes: Protozoários e Metazoários.

Protozoários são animais de composição mais simples, que possuem apenas uma célula e sua grande maioria se reproduz através da bipartição. Já os Metazoários fazem parte de um grupo muito complexo, com animais que possuem mais de uma célula. Esse grupo inclui desde esponjas até os animais superiores, que possuem órgãos e aparelhos, como o respiratório.

 Curiosidades do Reino Animal:

  • O maior animal do Mundo é a Baleia-Azul, que pode chegar a medir cerca de40 metrose pesar até 160 toneladas.
  • Considerando apenas os animais vertebrados, o menor animal do mundo é o peixe Gobio Filipino, que já foi encontrado com a incrível medida de7,6 milímetros.
  • O animal mais alto é a girafa, que graças ao seu longo pescoço chega medir9 metrosde altura. Outra curiosidade envolvendo a girafa, é que mesmo com o pescoço tão grande, a estrutura óssea deste é igual a de um ser humano, contendo apenas 7 ossos.
  • A Tartaruga Gigante das Ilhas Galápagos atinge a marca de até 150 anos de vida, sendo assim o animal que vive mais tempo.
Curiosidades do Reino Animal
Curiosidades do Reino Animal
  • O Bicho-Preguiça é dono do menor cérebro do mundo comparado com as proporções do seu corpo. Já que o animal se alimenta apenas de vegetais, o cérebro do tamanho de uma azeitona é suficiente para que o animal vá até seu alimento. Para colaborar com o seu nome, o pescoço da Preguiça gira até 180 graus, para que o animal não precise movimentar seu corpo para olhar ao seu redor.
  • O animal mais veloz do mundo é o Guepardo, pertencente à espécie dos felinos o animal tem uma grande explosão corporal, chegando a uma velocidade de110 km/h
  • Até a pequena pulga faz parte dos “recordes” do mundo animal. Com o seu pulo chegando a uma altura 300 vezes maior que a altura do seu próprio corpo, a pulga recebe o título do animal que pula mais alto.
  • O animal mais forte do mundo é o besouro rinoceronte, que agüenta levantar 850 vezes o seu próprio peso. Levando essa proporção para um humano, este conseguiria levantar três elefantes, um peso equivalente a 12 toneladas.
Mundo Animal
Mundo Animal
  •  O animal mais “comilão” é a andorinha, que em um único dia chega a comer até 2 mil moscas.
  • Muitas pessoas pensam na mordida do tubarão como a mais violenta, mas na verdade o animal que tem a mordida mais forte é o Aligátor do Mississipi, um “primo” do jacaré que tem uma mordida equivalente ao peso de mil quilos.
  • Os morcegos são os animais que mais dormem, chegando a estar de repouso cerca de 20 horas por dia. Já o animal que menos dorme é o burro, que descansa apenas 3 horas do dia.
  • O animal mais “esquecido” é o peixe dourado que tem uma memória com a duração de apenas 3 segundos, já o elefante é o animal que tem melhor memória, daí a expressão popular “Memória de Elefante”.
  • A teia produzida pelas aranhas é o material mais resistente criado pela natureza.
  • O animal supostamente “mais inteligente” é a sanguessuga, que possui 32 cérebros.
  • O Brasil é um país com grande diversidade de animais, e um dado interessante é que das 483 espécies de mamíferos presentes no país, 324 vivem na Floresta Amazônica, dado que prova a importância da floresta.
Reino Animal
Reino Animal

O Mundo animal é dividido em diversos reinos, tendo como principais: os mamíferos, répteis, insetos, aves e peixes.

 Mamíferos:

Os mamíferos fazem parte de uma classe de animais vertebrados, que tem a presença de pêlos e recebem este nome pela presença de glândula mamária, que serve para as fêmeas alimentar seus filhotes. São cerca de 5.600 espécies, incluindo animais terrestres e aquáticos. Outra característica dos animais mamíferos, é que eles são endotérmicos, ou seja, o corpo destes mantém temperatura constante.

Répteis:

Ao contrário dos mamíferos, os répteis são animais ectodérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. Animais desse reino são encontrados por quase todo o território mundial, exceto na Antártica. A maioria das espécies são carnívoras (se alimentam de carne) e ovíparas (embriões se desenvolvem dentro de um ovo), mas também podem ser encontradas espécies vivíparas (embriões são desenvolvidos dentro do corpo da mãe).

Insetos:

Os insetos são animais invertebrados, que tem o seu corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdômen). Essa classe de animais é a mais diversificada, e segundo entomologistas (profissionais que estudam a espécie) existem mais de 5 milhões de espécies, mas apenas quase um milhão de espécies foram identificadas. A maioria das espécies vive em habitat terrestre e podem ser encontradas por todo o Mundo.

Aves:

As aves fazem parte de uma classe de animais vertebrados, que são bípedes (duas patas) e também endotérmicas. Assim como os répteis, são animais ovíparos e a característica principal dessa classe é a presença de penas. Segundo registros fósseis, as aves são uma evolução dos dinossauros terópodes, que habitaram a Terra no período Jurássico. São cerca de 10 mil espécies identificadas espalhada por todo o Mundo.

Peixes:

Os peixes são animais vertebrados, que vivem apenas em ambiente aquático, são ectodérmicos e se diferenciam das outras classes pela estrutura fusiforme de seu corpo e principalmente por ter seus membros transformados em barbatanas, e a maioria das espécies tem seu corpo coberto por escamas.

Essa classe não possui pulmão, e como órgão de respiração tem as brânquias que fazem a respiração através do oxigênio dissolvido na água. São quase 10 mil espécies de peixes já catalogadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *