Home / Informações / Orangotango Inteligência E Comportamento

Orangotango Inteligência E Comportamento

O nome do orangotango soa um tanto diferenciado para nós porque é oriundo de uma das regiões em que habita que tem a língua muito distinta da nossa, a Malásia, origem do nome que significa, pessoa da floresta. Talvez de primeira este significado pareça um tanto estranho para nós por se referir aos primatas da mesma forma que somos denominados, mas conhecendo as semelhança:  comparados a nós, isso faz todo o sentido.

Características Físicas Do Orangotango

Além desta semelhança ser de forma mais clara, através de sua aparência, envolve também o seu comportamento e sua fisiologia. Uma informação inicial que certamente vai te deixar de boca aberta se você ainda não tem conhecimento sobre, é que os orangotangos têm noventa e sete porcento dos nossos genes, uma semelhança e tanto, sabendo disso podemos entender o termo pessoa no significado de seu nome. Tal semelhança só fica atrás dos também primatas chipanzés. Talvez estas informações surpreendentes te faça considerar a teoria de que viemos do macaco.

Curiosamente os orangotangos são a terceira maior espécies de primatas do mundo, atrás do gorila e de nós, humanos, sequentemente. São tão característicos quanto os outros primatas, sem a presença de cauda, pernas finas, curtas e arqueadas, em compensação com braços musculosos, longos e fortes, corpo robusto com a pele acinzentada escura, visível no seu rosto sem pelos e o pelo resto do corpo, pelos médios marrom escuro, tendendo para o avermelhado.

Orangotango Inteligência e Comportamento
Orangotango Inteligência e Comportamento

Possuem dimorfismo sexual, diferenças padrões na aparência dos sexos, os machos têm o porte maior, medindo até um metro e setenta e cinco de altura e pesando até cento e dezoito quilos, enquanto as fêmeas são bem menores, pesando no máximo quarenta e cinco quilos e medindo pouco mais de um metro e vinte e cinco de altura. Alguns machos podem desenvolver características como pelos no rosto, mais especificamente sob a boca, se assemelhando a um tipo de bigode e quando bem desenvolvidos quanto a maturidade e idade possuem uma espécie de abas sob as bochechas que também têm o papel de demonstrar o seu domínio sobre os outros indivíduos, como seres territoriais que são.

Relação Curiosa De Mãe E Filho

Podem ser considerados os primatas mais solitários entre todos eles, os machos vivem sozinhos e para estabelecer a sua territorialidade soltam um grito muito impositivo para se comunicar com os outros indivíduos.

A única época em que os machos estabelecem vínculos é na seca, período anual reprodutivo, em que se comunicam com as fêmeas para chegarem ao acasalamento. As fêmeas não são solitárias como os machos e podem conviver com outras fêmeas. Quando reproduzem, sua convivência com outras mães pode ser uma forma de ensinamento das mais experientes para o aprendizado das novatas.

Orangotango Filhote
Orangotango Filhote

Outra semelhança com nós, é o seu período gestacional, que é também de nove meses. Quem é filho ou mãe sabe que este vínculo é eterno e os cuidados maternais perduram por toda a vida independente de quantos anos você já tenha. Com os orangotangos não é muito diferente, apesar dos machos serem solitários, o vínculo da mãe para com os seus filhotes é muito bem estabelecido e perdura por um bom tempo de aprendizado até a sua capacidade de independência. Neste processo os filhotes se agarram aos pelos das costas de suas mães e literalmente vivem grudados com as mesmas. Por este fato são as mães primatas que cuidam por mais tempo de seus filhotes.

Comportamento E Inteligência Do Orangotango 

Mas não pensem que todo este cuidado está ligado a sua inteligência, pelo contrário, são considerados um dos primatas mais inteligentes do mundo e curiosamente há casos de zoológicos onde são criados em cativeiro jogando jogos de equipamentos tecnológicos. Talvez todo este cuidado seja sinônimo da sua inteligência, afinal se deve estar muito bem preparado na vida para sobreviver aos seus predadores na natureza que não são nada fracos para enfrentar toda o seu porte e força. Eles são os tigres, os leopardos, os cães selvagens e até mesmo os crocodilos. Eles podem habitar os mesmos ambientes que o último animal, como lagos, mas não têm a habilidade de nadar e mergulhar.

Orangotango Comportamento
Orangotango Comportamento

Seus habitats mais habituais são áreas pantanosas, como pastos e campos, além de áreas montanhosas. Mas estes habitats são específicos de somente duas regiões asiáticas onde se encontram, a já citada Malásia e a Indonésia, onde esta presença é mais especificamente em florestas tropicais do Bornéu e Sumatra. Não a toa são os primatas mais arborículas existentes, isto é, que passam boa parte do tempo diariamente em árvores. Ainda sobre o seu comportamento, durante a madrugada caçam a sua alimentação onívora, que é composta de folhas, frutos, como o querido figo, cascas, brotos, insetos, mel, ovos de pássaros, entre outros. Têm preferência por uma alimentação rica em açúcar e gordura, talvez para dar conta de toda a sua energia imediata necessária para suas longas caminhadas. Ao final do dia constroem os seus ninhos com materiais encontrados no próprio habitat, como palhas, para o seu descanso.

Orangotango Inteligencia
Orangotango Inteligencia

Curiosamente, um fato um tanto engraçado, é que quando se sentem irritados, puxam o ar, fazem biquinho e emitem o som de beijo, então se um dia você for visitar um orangotango no zoológico e ele praticar tal ato, saiba que ele não está sendo simpático te mandando beijinhos, pelo contrário, estará no mínimo irritado, mas talvez não seja nada pessoal, quem sabe.

Em ambientes de cativeiro têm a expectativa de vida de cinquenta anos de idade, na natureza esta expectativa diminui dez anos, caindo para cerca de quarenta anos.

Primatas Sobreviventes 

Atualmente há organizações preocupadas com o fim da preservação destas suas espécies, que são três no total, duas com os mesmos nomes das florestas onde são encontrados, o orangotango de Sumatra e o de Bornéu, este último que possui três subespécies e o terceiro é o orangotango de Tapanuli, todos eles sobreviventes do desmatamento de seu habitat. Caças humanas para o consumo da sua carne ou para o comércio ilegal de domesticação, somado a sua reprodução não muito recorrente, todos se encontram em risco de extinção.

Há casos cruéis onde caçadores matam as mães dos filhotes e os prendem para a sua comercialização para criação doméstica. Atualmente há pouco mais de cem mil indivíduos existentes, em que a previsão é pessimista, de extinção dentre algumas décadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *