Home / Informações / Tudo sobre Formigas: Curiosidades e Alimentação

Tudo sobre Formigas: Curiosidades e Alimentação

Do que se alimentam as formigas?

As formigas são onívoras – comem tudo. Na natureza, eles se alimentam do leite de pulgões e outros pequenos Hemiptera, insetos e pequenos invertebrados vivos ou mortos, bem como a seiva de plantas e vários frutos. Eles também comem ovos de insetos.

Quando entram em nossas casas, as formigas acrescentam ao cardápio uma grande variedade de doces, carnes, alimentos de origem animal e gorduras. Eles podem comer quase tudo que os humanos fazem. Eles também caçam pequenos insetos dentro de nossas casas.

Alimentação das Formigas
Alimentação das Formigas

Na natureza, quando uma nova rainha funda uma colônia, ela alimenta as primeiras larvas com seus ovos extras, que contem apenas nutrientes. A própria rainha às vezes deve comer seus próprios ovos para sobreviver até que os primeiros trabalhadores se tornem adultos. Mais tarde, se a colônia estiver severamente estressada, a rainha pode recorrer ao canibalismo para garantir sua sobrevivência.

Os trabalhadores responsáveis ​​pelo armazenamento de alimentos tem dois estômagos. O maior é um “estômago da comunidade”, onde a formiga armazena a comida que come na forma líquida. Quando retorna ao ninho, compartilha esse alimento com a rainha, larvas e outros trabalhadores. Além de seu grande estômago, a formiga tem uma cultura, ou estômago “individual”. Quando a própria formiga precisa de comida, parte do alimento contido no estômago comunitário é transferido para a cultura e digerido. As larvas que se tornarão rainhas recebem mais comida que as outras.

As formigas podem se alimentar de uma grande variedade de alimentos, desde o óleo do motor ao lado de uma estrada, até outras espécies de formigas.

Formigas: Onívoras, Carnívoras e Herbívoras?

A maioria das espécies de formigas é onívora e come sementes, néctar e outros invertebrados.

As formigas de exército são carnívoras, caçam, matam e comem presas, como vermes, aranhas e até mesmo pequenos vertebrados como os lagartos.

As formigas cortadeiras são uma das poucas espécies de formigas herbívoras, elas se alimentam de um tipo de fungo, que crescem a partir dos restos mastigados de folhas e flores que levam de volta aos seus ninhos.

Formigas: Curiosidades

De muitas maneiras, as formigas podem enganar e superar os humanos. Suas sociedades complexas e cooperativas permitem que elas sobrevivam e prosperem em condições que desafiariam o indivíduo. Aqui estão 10 fatos fascinantes sobre formigas que podem convencê-lo de que são superiores a nós!

  • As formigas são tão antigas quanto os dinossauros. Arqueólogos estimam que o Homo sapiens (humanos modernos) está na Terra há cerca de 200 mil anos. Isso é apenas uma fração da idade da Terra, que tem cerca de 4,54 bilhões de anos. Os primeiros humanos evoluíram (“Homo”) de ancestrais australopitecos há cerca de 2 milhões de anos. Esse período faz formigas muito mais antigas que a humanidade. Os cientistas estimam que as formigas surgiram em meados do período Cretáceo, o que foi de 110 a 130 milhões de anos atrás. Assim, os seres humanos são os bebês no planeta Terra;
  • Como seres humanos, as formigas conquistaram o mundo. As formigas são bastante viajantes. Eles são encontrados em quase toda parte da Terra, com exceção da Antártica e do Ártico (há também algumas ilhas que parecem estar livres de formigas). Há uma espécie de formiga, a formiga argentina, conhecida como espécie humiles de Linepithema, que invadiu 6 continentes. No último século, essas pequenas criaturas se estabeleceram em pelo menos 15 países em todo o mundo, e não parecem estar impedindo sua conquista. As colmeias estão literalmente pululando pelo planeta.
Formigas - Curiosidades e Características
Formigas – Curiosidades e Características
  • A maior espécie de formiga conhecida foi de 2,4 centímetros de comprimento.A maior formiga já descoberta é (felizmente) não viva hoje. Pelo contrário, é um espécime fossilizado que pertence a Titanomyrma giganteum, e foi verdadeiramente uma fera de formiga. Você já andou acidentalmente através de uma colônia de formigas e olhou para baixo para encontrar uma infinidade de formigas andando em seu pé? Bem, imagine ter um bando de super-grandes, formigas mutantes subindo a sua perna!
  • As formigas tem um tipo de mente colméia estranha. As formigas podem se unir para formar um “superorganismo” enorme e coordenado. Assim como os seres humanos são capazes de funcionar por causa de todos os vários órgãos que compõem nossos corpos, as formigas individuais funcionam como partes de um organismo maior. Há várias peças individuais (formigas) que se encaixam para cooperar e realizar proezas incríveis. Em vez de trabalhar como indivíduos, eles funcionam como partes de um todo coletivo, fazendo o que é melhor para a colônia como um coletivo. Por exemplo, um enxame de formigas trabalha em conjunto para selecionar o local ideal para a colméia, enquanto uma única formiga pode cometer um erro. As formigas são capazes de fazer isso por causa da maneira como se comunicam. Eles “falam” de tal maneira que formam uma estrutura perfeita, semelhante a um cérebro.
Formigas - Curiosidades
Formigas – Curiosidades
  • Formigas “falam” usando produtos químicos. As formigas são capazes de se comunicar e cooperar efetivamente usando produtos químicos conhecidos como “feromônios”. Através dessas substâncias, as formigas são capazes de enviar mensagens simples para seus companheiros, alertando-as sobre o perigo ou indicando quando o alimento foi localizado. Os trabalhadores vão liberar feromônios com mensagens específicas, a fim de dizer coisas como: “Eu vou te mostrar onde a comida está!”
  • As formigas podem representar mais de um quarto da biomassa animal em algumas áreas: há muitas formigas na Terra. Elas monopolizam de 15-20% da biomassa animal terrestre, e em regiões tropicais, onde as formigas são especialmente abundantes, eles monopolizam 25% ou mais.” No entanto, deve-se notar que as formigas são uma família taxonômica que é composta de cerca de 20.000 espécies conhecidas, o que significa que não podemos dizer que elas possuem a maior biomassa de qualquer espécie individual na Terra.
Formigas - Curiosidades
Formigas – Curiosidades
  • Algumas formigas praticam uma forma primitiva de escravidão: as formigas podem parecer criaturas simples, mas na verdade tem sociedades bastante evoluídas e complexas (com uma rainha formiga e tudo mais). Existem várias espécies de formigas que atacam colônias vizinhas, a fim de roubar ovos ou larvas para trazer de volta para suas próprias colônias. Essa é uma prática que é conhecida como “dulosis”. É claro que esses jovens forçosamente adquiridos nem sempre são transformados em escravos. Às vezes eles são usados como fonte de alimento (eles são comidos). As espécies que usam dulose são informalmente chamadas de “formigas escravistas”, e muitas das espécies de formigas que usam essa prática fazem isso para sustentar suas colônias.
  • As formigas podem carregar mais de 3 vezes o seu próprio peso: As formigas, como a maioria dos pequenos insetos, são bastante poderosas. Eles são capazes de levantar 3 vezes seu peso corporal, e podem balançar enquanto mantêm cerca de 100 vezes seu próprio peso. Isso é impressionante, mas não são as criaturas mais fortes por aí. O escaravelho é o inseto mais forte conhecido, pois eles são capazes de levantar 1000 vezes o seu próprio peso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *