Home / Informações / Tudo Sobre Gatos Domésticos: Curiosidades e Raças

Tudo Sobre Gatos Domésticos: Curiosidades e Raças

Acostumados a serem venerado pelos egípcios há mais de cinco mil anos, os gatos do século 21 não deixaram seu ar de nobreza. Seu ar superior e sua personalidade dócil conquistam de crianças a madames, encantando por suas características variadas e singulares, dada a infinidade de raças existentes.

Sua variação chega a crescer de forma exponencial pela facilidade que se tem de cruzar animais de diferentes raças cuja ninhada vinga e adquire características bem peculiares. A essa características devemos o fator de existir muitas raças bem recentes. Para conhecer um pouco mais sobre a origem e as características desses bichanos, confira as fotos que seguem logo abaixo:

Gatos Domésticos
Gatos Domésticos

Abissínio 

O nome desta raça de felídeos é o mesmo nome dado à Etiópia em tempos remotos, o que nos leva a acreditar que sua origem se deu naquele lugar, contudo sua primeira aparição, de acordo com geneticistas, foi registrada como sendo do Sudeste da África. Como características particulares, apresenta uma personalidade mais ativa é um tanto quanto brincalhão. Mesmo sua pelagem sendo média, é aconselhável ser escovada pelo menos duas vezes por semana.

Angorá 

Chamado, também de Angorá Turco, esta raça imponente e de corpo robusto, desperta o encanto à primeira vista. Sua pelagem branca que necessita ser escovada diariamente, seus olhos expressivos e as patinhas peludas são características intrínsecas da raça, porém, quanto à coloração, os angorás também se apresentam em, preta, azulado, de três cores ou rajado.  São, também muito carinhosos e se adaptam muito facilmente em apartamento e casas sem quintal.

Bengal 

O Bengal Brasilis mais parece um filhote de leopardo, já que apresenta em sua pelagem uma “estampa” muito semelhante aos animais selvagens. Além das manchas semelhantes às de um leopardo, o fato de suas patas traseiras serem mais longas do que as dianteiras e seu corpo robusto garante uma aparência selvagem, isso se dá pelo fato de que sua origem se deu pelo cruzamento de uma raça doméstica com uma selvagem.

Bobtail Japonês 

No Japão, de onde ele é originário, o Bobtail – o gato da cauda curta – é um dos grandes símbolos da amizade, já que sua personalidade é mansa e dócil, relacionando-se muito bem com os seres humanos. Seu hábito comum de ao se sentar, levantar a mão virou bibelô no país do sol nascente e é associado à sorte. Sua pelagem pode apresentar cores diversas, mas as cores vermelhas, brancas ou pretas, separadamente ou numa mistura de duas ou três, são as que mais atraem o público.

Bombay 

Uma raça que surgiu recentemente (por volta dos anos cinquenta), na terra do Tio Sam, encanta por adquirir uma pelagem integralmente preta e extremamente brilhante – que destaca seus olhos amarelados e redondos – mesmo  nascendo com uma pelagem claríssima. São ótimos para serem criados em apartamentos e para donos que não têm tempo de ficarem escovando-o regularmente, afinal apresenta uma pelagem bem curta e fina, o que permite ser “escovado” apenas como um pedaço de pano ou flanela.

Chartreux 

Apesar de apresentar um nome de origem francesa, não se sabe ao certo se sua primeira aparição foi na terra da Cidade Luz, ou seja, nunca se conseguiu provar cientificamente sua origem. Mesmo sendo um felino, o Chartreux apresenta características de um cão: independente, dado à caça de objetos e atende a comandos, principalmente quando isso envolve algum tipo de brincadeira. É uma raça muito recomendável para o público infantil, pois é calmo, amigável e dificilmente apresenta suas unhas em sinal de agressividade. Sua higienização pode ser feita com shampoos específicos para gatos e dispensa uma escovação diária para manter sua pelagem fofa e brilhante.

Cornish Rex 

Definitivamente a aparência do gato de origem inglesa não é o que encanta o público, afinal, ao contrário das outras raças, possui apenas uma camada de pelo, aparentando uma sequencia de ondas irregulares, são esguios, apesar de musculosos e pernas bem longas. Mesmo assim sua aparência atrai muitos curiosos e até admiradores em exposições pelo mundo todo. Além de se adaptarem muito facilmente aos seus donos, convivem em harmonia com outros animais, já que necessitam de estabelecer contato físico e viver em um ambiente com constante companhia.

Himalaio 

A identidade desta raça ainda é muito controversa, afinal há quem julgue que o Himalaio seja um Persa, pois possui pelagem farta, de porte grande, que são características predominantemente da raça Persa, contudo há quem julgue como uma raça a parte, pois a coloração apresenta um degradê nas extremidades, bem semelhante ao dos siameses. Espaço para se movimentar, brinquedos e companhia estão entre suas necessidades mais especiais.

LaPerm 

Marcado por não haver uma uniformidade quanto a sua cor, a raça americana, classificada nos anos 80, apresenta uma pelagem peculiar por ser encaracolada e longa. Mesmo que nasça com a pelagem lisa, não se engane, os pequenos cachinhos são adquiridos com o passar do tempo.

Maine Coon 

Ao contrário da maioria das raças apresentadas até agora, o Maine é uma raça muito antiga, também oriunda dos Estados Unidos. Apresenta características fortes, pelagem grossa e impermeável, com uma cauda muito semelhante a de um guaxinim. Apesar da aparência rústica, ele não perde em nada para os outros gatos no quesito doçura e afetividade.

Mau Egípcio 

Apesar do nome macabro, essa raça de gatos é conhecida por ser bem ativo, extremamente carinhoso e pela lealdade que dedica única e exclusivamente ao seu dono. A máxima que diz que o animal é quem escolhe o dono é explicada por essa raça de gatos, afinal ele decide a que ser na casa ele dedicará sua lealdade. A cor de sua pelagem pode variar, mas os olhos esverdeados é a característica mais marcante dessa raça.

Siamês 

Vindo do oriente, o gato-siamês sustenta sua elegância no corpo e no porte, com trejeitos muito graciosos e um ar muito misterioso e um modo de olhar muito enigmático, além de serem muito ciumentos e, às vezes, possessivos perante o seu dono. Não se engane com seus olhos azuis, pois é um animal muito temperamental, apresentando uma variação de humor diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *